SAIBA TUDO
Home > Sem categoria > Consumidor 4.0: um novo olhar sobre o cliente

Consumidor 4.0: um novo olhar sobre o cliente

Perfil inovador do consumidor está cada vez mais presente no mercado

Com a inovação tecnológica, diversos hábitos mudaram em todos os aspectos de consumo. Se por um lado a tecnologia surgiu como um ponto positivo que auxilia o mundo dos negócios, por outro ela também pode atrapalhar quando não utilizada da maneira correta. Esse é o caso das novas tendências de consumo dos clientes, que a cada dia se tornam mais exigentes. Dessa forma, surgiu um novo conceito no mercado: o Consumidor 4.0.

O administrador Leandro Camargo, especialista em marketing digital e professor universitário, explica que o consumidor está mais ativo na hora de escolher o que quer comprar. “O Consumidor 4.0, basicamente, é aquele que busca mais informações, principalmente no mundo virtual. Ele também quer saber o que outras pessoas tem a dizer sobre o produto. Portanto, as empresas precisam colocar em mente que o principal, hoje em dia, é estar atento as opiniões dadas digitalmente. Por esse motivo, ter uma boa relação se faz cada vez mais necessário”.

Avaliações

Esse ponto é comprovado por uma pesquisa realizada pela Criteo. De acordo com o estudo, cerca de 64% dos consumidores atuais só compram um produto após avaliar os comentários e críticas online. “Por isso, o marketing digital e o zelo pela satisfação do cliente são tão importantes. Por exemplo, em um meio com vários elogios, uma única opinião negativa pode colocar tudo em risco. Então saber se relacionar com cada um dos clientes é fundamental”, destacou o especialista.

Camargo ressalta que o Consumidor 4.0 quer estar cada vez mais próximo da marca. “Hoje em dia, para obter sucesso, a marca precisa gerar conteúdo aos seus clientes. Mais do que apenas comprar, o consumidor quer poder contar com as empresas, seja através de informações, curiosidades, entre outros quesitos. Tornar-se amigo de quem consome é o caminho”, garantiu o professor.

FonteLeandro Camargo, administrador, especialista em marketing digital, professor e coordenador universitário. É diretor da agência B8X, em Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

Top